ESPAÇO

Vinte anos de saudade dos heróis de Alcântara e os avanços do Programa Espacial Brasileiro

Brasil implementou consideráveis mudanças para uma maior precisão e segurança nos lançamentos de satélites
Publicada em: 22/08/2023 14:30
Imprimir
Fonte: DCTA, por Ten Andreza e Ten Alessandra Borges
Edição: Agência Força Aérea

Em 22 agosto de 2023, completam-se 20 anos do acidente mais marcante envolvendo um Veículo Lançador de Satélites (VLS) no Brasil. Após esse fato, muitas mudanças foram implantadas com as novas tecnologias e os sistemas que garantem maior precisão e segurança nos lançamentos, promovendo significativos avanços para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

A continuação de projetos estratégicos, desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é uma forma de honrar os 21 heróis de Alcântara, profissionais que deixaram um imensurável legado de conhecimentos para o progresso contínuo do segmento aeroespacial brasileiro.

“A dedicação do efetivo do IAE em busca da conquista do espaço, por parte do Brasil, e o sucesso dos Projetos desenvolvidos são a melhor forma de honrar os nossos Heróis de Alcântara”, enfatiza o Diretor do Instituto, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino.

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), responsável pelos lançamentos e rastreio de engenhos aeroespaciais, intensificou o investimento na atualização de uma série de sistemas para aprimorar a segurança e toda a logística em torno desta atividade.

Para o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, continuar destinando recursos em prol da modernização do Centro é contribuir com o progresso de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

“Desde sua fundação, em 1983, o CLA se preocupa em utilizar as tecnologias mais atuais para cumprir a sua missão de Preparar, Lançar e Rastrear Veículos Lançadores e suas Cargas Úteis. Falando especificamente do período pós-acidente, o CLA investiu fortemente na modernização dos Sistemas de Tratamento de Dados de Rastreio, na aquisição de novos radares e equipamentos de previsão e sondagem meteorológicos, na capacitação de seus militares e funcionários por meio de cursos e treinamentos que simulam lançamentos de todos os portes, bem como na segurança energética para garantir que todas as atividades sejam realizadas com efetividade e segurança, dentro dos padrões internacionais”, explica o Diretor do CLA.

O Coronel ainda destaca os grandes feitos do Centro em benefício do PEB, tais como os dois lançamentos dos protótipos do VLS-1, em 1997 e em 1999, e as campanhas dos foguetes VSB-30, Operações Cruzeiro (2021) e Santa Branca (2022), sendo a segunda operação para qualificar o módulo nacional que carrega os experimentos realizados em microgravidade. Nesse caso, tem-se, agora, um veículo lançador 100% nacional.

Em 2023, ocorreu o lançamento, a partir do CLA, do 1º veículo privado estrangeiro, o HANBIT-TLV. O foguete de propulsão híbrida da empresa sul-coreana INNOSPACE inaugurou a era de utilização dos Centros de Lançamento Brasileiros.

Fotos: Arquivo DCTA e CECOMSAER

Confira aqui a Nota Oficial do Comandante da Aeronáutica.